Casa mais acolhedora: transforme-a para o tempo frio

Decorar, relaxar e aquecer! Fique com as nossas dicas para passar um inverno mais aconchegante!

Indíce

As mantas são uma boa forma de a tornar mais quente e acolhedora. Com elevado conforto, estas permitem um descanso mais reparador e combinam muito bem com o inverno. 

Além de servirem para aquecer, podem acrescentar vida na sua decoração, pois combinam com qualquer estilo e podem ser usados em vários locais, dentro ou fora da casa.

Na sala, durante o inverno varie entre modelos estampados ou coloridos criando ambientes únicos e acolhedores.

No quarto, aposte numa manta que complemente a cor da sua colcha trazendo assim vida para a sua cama, ficando um ambiente mais harmonioso e convidativo.

A conjugação e o aspecto das peças é algo muito pessoal, onde os trabalhos artesanais ganham cada vez mais impacto por serem peças únicas. Privilegiando a sofisticação, os tecidos devem ser mais finos tipo algodão, malha ou o jacquard.

Querendo usar mantas bem confortáveis, opte pelos tecidos de microfibra  ficando assim muito mais quentes a sua casa.
 
O tempo frio é convidativo para ficar em casa, portanto, o conforto desta é fundamental para que fique bem e aconchegado.

É algo bastante acolhedor ter um sofá ou uma cama cheia de almofadas, podendo ser a quantidade, no inverno, ser aumentada para que o ambiente mais quente.

Podem também ser colocadas em cadeira, poltronas ou no chão, havendo uma combinação de tecidos e estampados com as mantas e tapetes diferenciando assim o seu espaço. 

As almofadas grandes nos tapetes são um convite único a grandes tertúlias ou para as brincadeira dos mais novos.

Os recantos de sua casa poderão ser bem explorados fazendo uma mistura de texturas que esta muito na moda.

Cores fortes aquecem os ambientes

O inverno remete para cores escuras e menos luminosas, sugerimos que contrarie esse facto com elementos decorativos bem coloridas, pois as cores fortes aquecem os ambientes e assim irá desfrutar melhor da sua casa.
Cores como os cremes, beges e castanhos claros são muito apetecíveis, mas os vermelhos e inclusivamente os azulados e violetas podem funcionar muito bem. Atenção na escolha do tom, caso o espaço seja pequeno, use cores claras para o tornar maior e mais luminoso visualmente.

Os tapetes tornam o seu lar mais acolhedor

Os tapetes são uma peça fundamental na decoração de inverno da sua casa. Transmitem-lhe conforto, decoram e ainda tornam o ambiente mais caloroso.

Se a sua casa for de piso frio, como pedra ou cerâmica, os tapetes são fundamentais para a aquecer.

Gosta de um tapete felpudo que o convida a deitar-se e a relaxar? Esta na hora de o usar neste inverno, mas não se esqueça de juntar umas almofadas para o momento se tornar mais confortável.  

Os tapetes criam variações únicas enquanto caminha pela sua casa. Se, por exemplo, o piso for branco use tapetes de cor mais escura pois irá dar um contraste e sobressair o efeito.

Existem modelos próprios para áreas exteriores, e também para áreas molhadas, como casa de banho e cozinha. 

Para a sala de jantar, escolha um modelo fácil de lavar, e evite as cores claras. Um tapete manchado é tudo o que não quer na sua sala!

Por fim, escolha o tamanho certo do tapete adequando-o com o local. Na sala de estar, por exemplo, um modelo grande deve ter cerca de 30 cm debaixo dos móveis. Já na sala de jantar, deve ser aproximadamente 60 cm maior que a mesa, para ter espaço para as cadeiras. Para o quarto, pode ser colocado a ocupar todo o espaço debaixo e ao redor da cama, ou então usar um conjunto de três, colocados na frente e nas laterais da cama.
 

Adequa a cor das lâmpadas ao espaço

A iluminação ajuda bastante a deixar a sua casa mais quente. 

Existem lâmpadas com várias tonalidades de branco, desde o frio aos tons mais quentes. Em casa, deve usar uma tonalidade de branco mais quente, pois irradia luz com uma tonalidade mais amarela o que combina melhor com estações do ano mais frias.

Actualmente, a iluminação das habitações privilegia tons mais quentes de forma a torna-lás mais confortáveis. Se esse não for o seu caso, poderá criar uma iluminação alternativa mais acolhedora com cores mais quentes.

Cuidado ao colocar uma luz mais quentes em certas zonas de trabalho, pois conduz ao relaxamento e, portanto, não é indicada para locais de serviços, de atenção ou de trabalho tais como cozinha ou escritório.
 

Utilize velas

As velas são muito utilizadas em decoração para criar ambientes distintos e quentes. Tornando-os tanto românticos como envolventes e elegantes, são muito utilizadas quando as temperaturas estão mais frias.

A luz por si emitida é suave e mais agradável que qualquer lâmpada o que cria um efeito aconchegante ao transmitir a ideia de fogo.

Poderá também usar velas perfumadas em algumas zonas da sua casa.
 

Escolha bem os materiais a usar na sua casa

No inverno todos os detalhes fazem a diferença para combater o frio. Na hora de comprar novas peças opte por materiais tipo madeira, que além de quente ao toque, tem um visual mais aconchegante.

Peças estufadas e com acabamentos peludos tornam o ambiente mais quente. Troque as peças de metais por vidro.

Uma cadeira de braços ou baloiço certamente irá encaixar muito bem na sua sala ao lado da lareira.

Certamente que a  decoração de sua casa vai ficar muito mais acolhedora e convidativa para si, para receber os sua familia e os seus amigos.
 

Cortinas tornam a sua casa ainda mais quente e confortável

As cortinas de tecido mais grossos ajudam na conservação da temperatura. O ideal é mantê-las abertas durante o dia, e fechá-las um pouco antes do anoitecer. Ficando o calor mais tempo no ambiente.

As janelas são entradas naturais de frio e, por isso, devemos quebrar essas entradas com a ajuda de cortinas. 
 
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Subscreva a nossa newsletter

Receba todos os nossos artigos no seu email

Mais Artigos